Tecnologias
As tecnologias empregadas no desenvolvimento das soluções de TI são todas soluções baseadas em ferramentas de código livre, dado que o grupo acredita serem as ferramentas de maior qualidade acessíveis a custo zero pela Universidade.
Essas tecnologias são as seguintes:
Gestão do processo de desenvolvimento:
- Trac e Redmine
- Maven: gerência de construção
Desenvolvimento de Sistemas:
- Controle de Código com Subversion (SVN)
- Plataforma Java Enterprise Edition (JEE):
- JavaServer Faces (JSF)
- Facelets Templating
- Java Servlet
- Spring Framework
- Hibernate e JPA: persistência de dados
- TestNG: testes automatizados
- JBoss, Tomcat e GlassFish: servidores de aplicação
- Ruby on Rails:
- Cucumber, Rspec e Selenium para testes automatizados
- Integração contínua via CruiseControl
- Apache Server e Phusion Passenger: servidores de aplicação
- Bancos de dados e cache:
- Oracle, MySQL e PostgreSQL
- Memcache: cache em memória e distribuído
Desenvolvimento e manutenção de websites:
- Gerenciador de Conteúdo: Drupal
- Banco de dados: MySQL
Metodologia e processo
O processo de desenvolvimento de soluções tem como objetivo principal a maior qualidade nos produtos entregues aos clientes finais. Esse processo passa por constantes modificações e adaptações.
O processo de desenvolvimento de soluções em uso foi pela equipe de desenvolvimento é baseado nos seguintes frameworks de gestão:
- PMBOK: O PMBOK é o guia que identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI);
- MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro): é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (ProgramaMPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS) voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil;
- ISO/IEC 12207: A norma internacional ISO/IEC 12207 tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de softwares visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz.
Todos esses frameworks deram origem ao processo utilizado diariamente por nossos mais de 40 analistas e desenvolvedores de soluções. Esse processo mantém a gerência e produtividade da fábrica de software da UFF.
Clientes
Atualmente o grupo atende às demandas de soluções de sistemas de TI de diversos clientes na UFF: Prograd, PROPPi, CPPD e SRH, além é claro, de diversos laboratórios, coordenações, cursos e departamentos.
A equipe
A equipe hoje conta com mais de 50 profissionais, técnicos e alunos da graduação da UFF. Esse expressivo número de envolvidos demonstra a capacidade que a própria UFF possui, através do programa de estágio interno, de formar mão-de-obra altamente capacitada e pronta para atender às demandas do mercado de trabalho.